O Sindicato

Em março de 1943, uma caravana de 38 homens e 4 mulheres saiu de Patos de Minas com destino ao Rio de Janeiro. A finalidade era levar ao então presidente da República, Getúlio Vargas, o pedido para a construção de uma estrada de ferro. A viagem durou 15 dias. Todos os integrantes da comitiva eram fazendeiros e tornaram-se conhecidos como "Os Cascas Grossas". Apesar de não conseguirem o resultado esperado, o movimento contribuiu para o surgimento da Associação Rural.

Os Cascas Grossas

A Associação Rural de Patos de Minas foi fundada em 23 de setembro de 1945.Em 1956, a portaria 1228, do Ministério de Estado de Negócios da Agricultura reconheceu a atuação da Associação Rural de Patos de Minas, outorgando a ela, os direitos e prerrogativas estabelecidas em Lei.

Em 1965, a Associação Rural transformou-se em Sindicato Rural, possibilitando a condição de atender melhor os produtores.

Em 28 de abril de 1999, o Sindicato, em Assembléia Extraordinária, mudou a sigla para Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas. Seguindo a orientação da FAEMG, a entidade passou a abranger fins de estudos ligados à coordenação, desenvolvimento, proteção e representação legal da categoria econômica dos ramos da agropecuária e do extrativismo rural, de atividades pesqueiras e florestais, independente da área explorada. Incluiu-se, ainda, a agroindústria no que se refere às atividades primárias, inspirando-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado e nos interesses do país.

SEDES DO SINDICATO

Durante um tempo, o Sindicato dos Produtores Rurais realizou os seus serviços administrativos e reuniões em sedes alugadas.

A primeira sede foi na Rua Major Gote, nº 601, anexa à Cooperativa Mista Agropecuária (hoje, ao lado do Edifício Dr. João Borges).

A segunda sede foi na Rua General Osório, nº 103, no Edifício Guimarães.

Em 1972, o Sindicato transferiu-se para a Rua Major Gote, nº 971, junto à agência da Caixa Econômica Federal. Depois, mudou-se para a Rua Juca Mandu, nº 19, no mesmo edifício.

Anos depois, fez uma nova mudança para a Avenida Getúlio Vargas, nº 219, em frente ao Fórum Olympio Borges.

1ª Sede 2ª Sede 3ª Sede 4ª Sede

A SEDE DEFINITIVA

A sede definitiva foi construída na área do Parque de Exposições "Sebastião Alves do Nascimento". Possui uma área de 300 metros quadrados. Foi inaugurada no dia 16 de maio de 1986, durante a 28ª Festa Nacional do Milho.

Sede Definitiva