O Sindicato

Sebastião Alves do Nascimento -1954 a 1957
(In Memoriam)

Natural de Patrocínio – MG.

Pais: Elmiro Alves do Nascimento e Ana Anila do Nascimento. Foi Prefeito de Patos de Minas de 31 de Janeiro de 1959 a 31 de Janeiro de 1963 e foi Deputado Estadual, de 1963 a 1977.

Faleceu na cidade de Belo Horizonte, no dia 11 de Dezembro de 1977, em pleno exercício do mandato, sendo sepultado na cidade de Patos de Minas.

Como presidente, teve a missão de integrar, ainda mais, os produtores rurais.

Pelas grandes ações, o Parque de Exposições levou o seu nome: "Sebastião Alves do Nascimento - Binga". Em sua homenagem, foi inaugurado um busto em bronze, no centro do Parque, numa criação do artista Ivan Clementino de Santana, em 24 de maio de 1978.

Pedro Pereira dos Santos -1957 a 1960
(In Memoriam)

Natural de Santana - Distrito de Patos de Minas – MG.

Pais: José Ricardo Caixeta e Luzia Salvina de Jesus.

Participou, ativamente, da Comissão de Fazendeiros que fundou a Associação Rural. Foi Presidente da entidade de 1957 a 1960 e Presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas, por três mandatos: 1961 a 1963m 1974 a 1977 e 1983 a 1987.

Foi Prefeito de Patos de Minas, no período de 1963 a 1967, tendo ao seu lado, um grande servidor da Prefeitura em várias administrações: José Caixeta Frazão. Faleceu em Patos de Minas, no dia 28 de Abril de 2004, onde foi sepultado.

Em sua gestão como Presidente do Sindicato Rural: Realizou a 1ª Festa do Milho - 1959. Foi um dos Baluartes da Festa do Milho, tendo ao seu lado como vice-presidente Eurípedes Pacheco (Pai Vaca).

Eurípedes Pacheco (Pai Vaca) -1960 a 1963
(In Memoriam)

Natural de Patos de Minas – MG.

Pais: Antônio Pacheco (Tonheco) e Maria das Dores Pacheco (Dona Cota).

Foi Professor da UFLA - Universidade Federal de Lavras até se aposentar. Foi um dos idealizadores da Festa do Milho, no ano de 1959, sendo na época, o vice-presidente da Associação Rural.

Eurípedes Pacheco faleceu, em Lavras, no dia 02 de dezembro de 2003, onde foi sepultado. É considerado por todos, como um dos baluartes da Festa.

Antenor Pereira Caixeta - 1963 a 1966
(In Memoriam)

Natural de Santana - Distrito de Patos de Minas – MG.

Pais: José Ricardo Caixeta e Luzia Salvina de Jesus. Foi membro-fundador da Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas.

Em sua gestão como presidente da Associação Rural:

Adquiriu em 1965, o terreno no alto da Rua Major Gote, para a construção do Parque de Exposições, escolhido por técnicos do Ministério da Agricultura e associados companheiros. Área adquirida: 80.346 m².

Octacílio Peluzzo de Almeida - 1966 a 1969
(In Memoriam)

Natural de São José dos Calçados – ES.

Pais: Manoel Peluzzo Campos e Laurentina de Almeida Campos. Em 1945, ingressou no Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro / Instituto Nacional de Pesquisa Agronômicas. Transferiu-se para Patos de Minas em 1946, para a Estação Experimental de Patos de Minas (Sertãozinho), onde trabalhou até se aposentar em 1977.

Foi Vereador de Patos de Minas de 1956 a 1959 e de 1963 a 1966. Faleceu no dia 13 de fevereiro de 2007, em Patos de Minas, onde foi sepultado. Dentre as realizações estão:inauguração, em 1967, do Parque de Exposições na Rua Major Gote;construção de um pavilhão de bovinos;construção do primeiro palanque de madeira;construção do contorno da pista de rodeio;construção do primeiro paiolão de palha de buriti.

A partir desta diretoria, os associados passaram a pertencer à FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.

Sebastião Silvério de Faria - 1969 a 1970
(In Memoriam)

Natural de São Gonçalo do Abaeté – MG.

Pais: Arlindo Silvério Xavier (Preto Silvério) e Maria Lourenço de Faria.

Foi Secretário de Obras nos Governos de Sebastião Alves do Nascimento e Ataídes de Deus Vieira. Foi eleito Prefeito Municipal de Patos de Minas em 31 de janeiro de 1971. Faleceu em Patos de Minas no dia 8 de abril de 2002, onde foi sepultado. Em sua gestão realizou: Construção de dois pavilhões de bovinos.

Jairo Geraldo Nogueira -1970 a 1972
(In Memoriam)

Natural de Patos de Minas – MG.

Pais: Carlos Nogueira e Elisa Borges Nogueira.

Foi Sócio-fundador da Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas e Presidente da Sociedade Recreativa Patense. Faleceu em 18 de março de 2003, em Patos de Minas.

Em sua gestão, realizou:divulgação da Fenamilho; mobilização da comunidade ruralista para maior integração com o Sindicato.

Pedro Maciel Guimarães -1972 a 1981

Natural de Patos de Minas – MG.

Pais: Cincinato Guimarães e Maria Rosa Maciel Guimarães.

É agropecuarista. Iniciou as suas atividades como membro do Sindicato Rural em 29/08/1969, como Diretor nas Gestões dos presidentes Sebastião Silvério de Faria, Jairo Geraldo Nogueira, José Ribeiro de Carvalho, Cilas Pacheco e de Romero Queiroz Pereira. Foi eleito e reeleito Presidente por três mandatos.

Permaneceu, durante 33 anos, à frente das construções do Parque de Exposições administrando a planejando as obras. Durante a gestão, fez as seguintes construiu: três pavilhões de bovinos; pista de rodeio; portaria e bilheterias; busto do patrono do Parque; palco de shows (início da construção); estrutura para recepção de bovinos, com balança de pesagem, calçamento e quinze currais de madeira; escritório para leilões e serviços de guias; muros em todo o Parque de Exposições; alambrado do estacionamento interno de veículos; casa do zelador do Parque; depósito de material e ferramentas; cozinhas das barracas de madeiras; sanitários centrais do Parque.

José Ribeiro de Carvalho - 1981 a 1993

Natural de Jequeri – MG.

Pais: Antônio de Assis Carvalho e Maria de Carvalho.

Veio, em 1960, para Patos de Minas como Gerente de Produção das Sementes Agroceres, onde permaneceu até 1971. Foi Fundador e Diretor Executivo da Agroceres Pic Melhoramentos de Suínos, de 1975 a 1981 e Diretor da Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas.

Permaneceu durante 30 anos, trabalhando, ativamente, na Fenamilho. Em sua gestão construiu: Tattersal Wilson Borges de Melo; paiolão; três pavilhões de equinos; palco de shows (continuidade); arquibancada; barracas de madeira da rua principal (entrada do parque); cinco galpões para exposição agropecuária; sede administrativa do Sindicato (inaugurada em 16 de maio de 1986); iniciou a informatização do Parque.

Cilas Pacheco - 1993 a 1966

Natural de Patos de Minas – MG.

Pais: Flausino Pacheco Lou e Maria Mundim Pacheco.

É agropecuarista. É Diretor da CEMIL - Central Mineira de Laticínios. Em sua gestão fez: construção das cabines de rádio; construção dos camarotes na arena de rodeio (feitos com a ajuda dos associados, quando cada um contribuiu e tem o camarote ao seu dispor durante a Fenamilho); adquiriu nova área anexa ao Paiolão, onde hoje está ala de estacionamento do Parque; promoveu a terceirização do Parque, o que facilitou na organização da festa.

Romero Queiroz Pereira -1996 a 2005

Natural de Patos de Minas – MG.

Pais: Pedro Pereira dos Santos e Maria de Lourdes Queiroz Pereira.

Foi diretor da Coopatos (Conselheiros Administrativo de 1990 a 1992), vice-presidente da ADESP (Agência para o Desenvolvimento Econômico e Social de Patos de Minas) e diretor da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) desde 1999, eleito para o cargo de Vice-Presidente, durante seu mandato. Foi presidente do Sindicato por três gestões.

No período, realizou: construção do Memorial - Casa da Cultura do Milho; estacionamento 2, anexo ao Tattersal; ligação de emissário de esgoto para a Rua Major Gote; novo Palco para Shows; construção da Praça Park; asfaltamento da área do Parque de Diversões; construção do Espaço do Pecuarista, em homenagem ao produtor rural Francisco Pinheiro Campos; criação do escritório da Fenamilho, nas dependências da Casa da Cultura do Milho; nova Bilheteria de acesso dos passaportes e credenciais, no 1º portão do Parque; pista de Julgamento de Animais; implantação do Projeto de Prevenção contra Incêndio e Pânico em toda área do Parque.

Evaristo José Caixeta - 2005 a 2010
(In Memoriam)

Natural de Patos de Minas – MG.

Pais: Irineu José Caixeta e Maria de Lourdes Caixeta.

Foi pecuarista, dedicando-se à pecuária de leite e de corte, em propriedades nos municípios de Patos de Minas e Santa Fé de Minas. Foi diretor da Coopatos, por 12 anos, responsabilizando-se por atividades administrativas e operacionais.

Foi conselheiro administrativo da Credipatos (Cooperatva de Crédito Rural de Patos de Minas), no período de 1997 a 2000. Faleceu, em Belo Horizonte, no dia 19 de julho de 2010, no exercicio do segundo mandato.

Em suas gestões realizou: posto de Atendimento e Primeiros Socorros; ampliação do Sistema de Distribuição e Depósito de Água; modificação e Reforma do Restaurante; construção de Galpão para Exposição de Animais; construção de 28 currais para animais do rodeio; pavimentação de acesso pelo Portão 2; pavimentação da nova Praça do Parque de Diversões; instalação de sistema de segurança, com câmeras por todo o Parque e com identificação de acesso credenciado por biometria (através das digitais); ampliação dos Camarotes no Paiolão; reforma do Tattersal; pavilhão para Cavalos Mangalarga Marchador; construção de segundo piso de camarotes em frente ao restaurante e início de novos camarotes na rua principal; implantação de Hidrante e Posto do Corpo de Bombeiros.

Cláudio Nasser de Carvalho - Atual

É empresário do agronegócio há 26 anos, como suinocultor, cafeicultor e produtor de grãos e sementes. Foi presidente da empresa Ribeiral Sementes, Foi um dos fundadores da Suinco – Cooperativa de Suinocultores e é o atual presidente da entidade. É ainda presidente da Riber Sementes. É membro integrante da APPA – Associação de Pesquisa do Alto Paranaíba. Há mais de 10 anos faz parte do Sindicato dos Produtores Rurais, tendo sido vice-presidente por dois mandatos. Assumiu a presidência do Sindicato, em julho de 2010. Principais realizações:

Construção de Nova Bilheteria; Construção de Nova Ala de Camarotes na Arena; Reformulação dos Camarotes da Arena; Criação da AgroFena – Feira de Agronegócios; Criação da Fenashopping – Feira Comercial e Industrial; Criação do Balaio de Arte e Cultura.

FONE:(34) 3818-2800

sindicato@sindicatoruralpatos.com.br

Rua Major Gote, 1158 - Alto Caiçaras - CEP:38700-908
Patos de Minas, MG

Horário de funcionamento:
Manhã: 07:30 às 11:15h | Tarde: 13:15 às 17:30h